A escolha da ração deve ser feita de acordo com as necessidades do seu pet, já que esse será o principal (ou único) alimento que ele consumirá. Por isso, veja as seguintes perguntas e anote as respostas em um papel ou no celular:
- Qual é a idade do cachorro?
- Qual é o nível de exercícios físicos?
- Qual é a raça?
- Ele é castrado ou não?
Essas são questões fundamentais, já que as características, o comportamento e o estado geral de saúde do animal precisam ser levados em conta para comprar a ração.
Filhotes e cadelas que estão amamentando precisam de mais energia, em oposição ao que acontece com os idosos. Da mesma maneira, os que se exercitam bastante precisam de uma quantidade maior de calorias do que aqueles menos agitados.
Ao escolher a ração certa e oferecer porções equilibradas, é possível evitar problemas de saúde ao cão em decorrência da obesidade.
Alguns fabricantes de ração fazem produtos específicos para cada raça, enquanto outros separam por raças grandes e pequenas. O melhor a se fazer é escolher um produto de boa qualidade e cujos grãos possam ser ingeridos e mastigados de maneira confortável e segura pelo cão.